Textos dos alunos

 

PESSOAS QUE POSSUEM UMA DIGNIDADE

Carlos Eduardo Pereira Reis
2° Informática
carlos.ifmg@hotmail.com

            O mundo em que vivemos é sem duvida capitalista, e sendo capitalista é movido pelo dinheiro, e para ser ter dinheiro é preciso trabalhar. Mas trabalhando consegue - se dignidade?

            Pessoas pelo Brasil trabalham como escravos, principalmente nas áreas agropecuárias, onde são forçadas a trabalhar dias inteiros, dentro de canaviais, matas fechadas entre outras por simplesmente nada.

            Por outro lado, pessoas estudam, preparam desde cedo para conseguir um bom emprego ter uma vida estável, uma boa família e portanto conseguir a tal dignidade.

            E as pessoas que são donas dessas propriedades  que existem trabalhadores contrabandeados, elas possuem tudo o que uma pessoa quer para ter dignidade,  mas será que conseguem por a cabeça no travesseiro e dormir tranquilo sem pensar o que está fazendo?

            Talvez sim, mas um dia esses seres vão perceber a crueldade que estão cometendo e vão observar que para ter uma boa dignidade humana não é preciso ter bem material algum, e por fim vão conseguir enxergar que pessoas que trabalhão nas ruas como catadores, varredores, entre outros que fazem um trabalho honesto tem sem duvida uma enorme dignidade como sua riqueza.  

 

A REALIDADE DO TRABALHO NA SOCIEDADE

Ana Carolina Fernandes da Silva

2º alimentos

acf95@gmail.com     

A dignidade humana muitas vezes começa com o trabalho, porém, em algumas vezes, esse trabalho é escravo, mesmo tendo sido abolido em 1888. 

Há pessoas, normalmente fazendeiros, que continuam com esse trabalho, explorando seus funcionários em apanhas de café, cortes de cana, derrubada de matas para formação de pastos, entre outros, mantendo-os em condições precárias de sobrevivência.

O trabalho, porém, é peça fundamental na construção da dignidade do homem, pelo fato de que além de contribuir para a qualidade moral da pessoa, ajuda na construção e no fortalecimento das relações sociais.

Influencia na responsabilidade das pessoas, contribui para a conquista da independência financeira, ajuda a melhorar a qualidade de vida, obtendo melhores casas, carros e roupas, etc.

A busca por essa qualidade de vida traz concorrência, fazendo com que o mercado de trabalho procure os melhores funcionários, ocasionando assim, um aperfeiçoamento da carreira das pessoas.

A dignidade humana se constrói, portanto, baseada na conquista da independência financeira e favorece a construção das amizades. Assim, é necessário que cada um acompanhe o ritmo do mercado de trabalho, procurando se adequar à nova realidade.