DICAS DE REDAÇÃO

 

LEIA COM URGÊNCIA!!

    Se você já ouviu aquela história de que um vestibulando da Fuvest tirou 10 numa redação cujo tema era "O Lápis e a Borracha" apenas escrevendo a frase "O que o lápis escreveu a borracha apagou", pode esquecer o mau exemplo, porque tentar "dar uma de esperto" não vai  ajudar a escrever bem no vestibular.
      Há o mito de que existe uma receita pronta para se fazer uma boa redação. Coisas como não usar verbo no título, ou não escrever usando letras de forma, por exemplo. Nenhuma dessas informações tem a menor relevância.
      Portanto, não desperdice sua energia tentando guardar fórmulas mágicas e modelos de redação. O ideal para se dar bem no vestibular é praticar bastante.
      Isso não significa que você deve escrever um texto burocrático e sem graça na sua redação do vestibular. As bancas valorizam textos com marca autoral, que mostram que o estudante é um participante crítico da realidade. Escrever algo sem nenhum 'sabor' não é bem visto.
      O ideal é não pensar em criatividade no sentido de ter uma “sacada” sensacional que salve a sua redação mal feita no vestibular - como a história do lápis e da borracha tenta convencer - mas sim pensar em ter senso crítico apurado e ser original nos seus argumentos.
      Os textos mais bem avaliados são de alunos ousados, críticos, que não acreditaram em regrinhas ou fórmulas de fazer redação.            

 

                Para fazer um bom texto...

       Para escrever bem, o aluno tem que mudar de comportamento e se preocupar em se tornar um escritor independentemente do vestibular. Siga os passos:

  1. Escreva numa folha , suas idéias a respeito de um assunto. Nesse momento, não se preocupe com estruturas!
  2. Releia o que escreveu , lembrando as regras gramaticais de acentuação gráfica, ortografia, pontuação para assim se sentir confortável para escrever na norma culta, garantindo assim a clareza do texto.
  3. Preocupe-se com a coesão textual, o que significa cuidar para demonstrar o encadeamento lógico e a precisão das suas idéias, construindo um texto dotado de começo, meio e fim.
  4.  E depois de ter superado esses níveis de aprendizado da escrita comece a praticar a sua argumentação, tendo em mente que precisa convencer o leitor da consistência crítica dos seus argumentos.
  5. Peça para um colega ler o texto e opinar.
  6. Entregue-o para ser corrigido pelo professor.
  7. Compare seu texto com os melhores textos de vestibulares passados, como os da Fuvest, Unicamp, FGV .

            Que assunto vai ser proposto como tema para a redação no vestibular?
      
       Não fique preocupado com qual vai ser o tema da prova esse ano. De mais atenção para a leitura de jornais, revistas e livros. Durante o preparo para a prova, é importante tentar captar o posicionamento dos autores em relação ao tema e que interesses podem estar envolvidos na sua escrita.
       Os exames têm preferido abordar temas relacionados ao cotidiano social dos adolescentes. Mas, pode se pedido também uma texto acerca de pensamentos filosóficos refinados.

       

            Na hora da prova:

1- Ler a proposta atentamente.
2- Antes de iniciar o texto, planeje o objetivo da sua argumentação. Fica muito difícil encadear os parágrafos e selecionar os argumentos sem ter certeza de onde se quer chegar.
3- Depois disso, utilize esse direcionamento para reler a coletânea de textos com a intenção de não apenas alcançar um bom resultado, e sim de escrever algo que atenda às expectativas da banca examinadora da prova.  A coletânea é como uma pesquisa que a banca faz para o vestibulando, com a finalidade de diminuir a artificialidade dessa situação.
4- Ao escolher os argumentos que vão sustentar a redação, não emita opiniões preconceituosas e infundadas, problemas que aparecem nos textos de vestibular com mais freqüência do que você pode imaginar.

       A banca espera que o aluno demonstre apreço pela cidadania e pelos valores democráticos. Qualquer posicionamento é válido, desde que respeite os direitos humanos universais, os direitos do indivíduo e os interesses da maioria.